7 dicas para escrever Artigos de Opinião OUTMarketing 05/09/2014
Escrever artigos de opinião
demonstra conhecimento, competências e experiência em
determinada área e funciona como ótimo complemento a
outras formas de interação com jornalistas, como o press
release, a entrevista ou a participação em cadernos
especiais.Além disso, todos os meios de comunicação
social têm um espaço dedicado a este tipo de escrita e estão ávidos por
conteúdo de qualidade e de alto valor para os seus leitores.
De facto o artigo de opinião tem uma credibilidade acrescida,
pois baseia-se na partilha de boas práticas, pontos de vista e análises
sobre determinada temática, sem qualquer cariz comercial – mas ao estar assinado por um
profissional de uma empresa subentende-se que naquela empresa é assim que se
trabalha, que existe expertise valioso sobre a matéria e a mensagem que fica é
altamente positiva.
No entanto, deve respeitar algumas regras/diretrizes para
escrever artigos de opinião de forma eficaz:
1.
Escolha um tema e um título atrativos. Existe sempre tempo e espaço para um tema
atraente e a primeira impressão está no título. Use a criatividade e chame a
atenção, em primeiro lugar do jornalista (para publicar o artigo) e em segundo
lugar do leitor (é para este que o artigo é escrito e tem mesmo de se sentir
tentado a lê-lo). Tenha em atenção que o artigo deve estar relacionado com
temas atuais e tendências, que despertem o interesse do target.
2.
Defina o seu argumento. Como o nome indica, o
texto deve conter uma opinião estruturada. Se não está entusiasmado com o tema
ou não o domina, deve escolher outro.
3.
Sustente a sua opinião. Artigos de opinião fortes são construídos com
base em factos válidos, reais, key-numbers, ou seja, dados que sustentam o seu
argumento e não apenas o seu ponto de vista. Fundamente a sua opinião. Pode
eventualmente utilizar citações de experts no tema e relatórios/estudos
independentes para basear os seus argumentos.
4.
Não referencie a sua empresa.
Artigos de opinião não devem referenciar a empresa do autor para não tornar o
texto comercial. Ao assinar o artigo como colaborador da empresa X, e escrever
sobre determinado tema, é porque é aquilo que a empresa defende e pratica. Está
assim a divulgar as boas práticas da sua empresa de forma indireta, subtil e
credível.
5.
Seja curto e conciso. Cada meio de
comunicação social é diferente, mas a maioria solicita um artigo de opinião até
3.500 caracteres (incluindo espaços). Utilize frases e parágrafos curtos.
Exponha a sua opinião de forma prática, percetível e sucinta.
6.
Adeque a sua linguagem ao leitor. Evite
a utilização de voz passiva e jargão técnico. O leitor quer ficar informado
sobre determinado tema e não inundado num mar de dúvidas.
7.
Conclua confirmando a ideia principal. Retome a ideia inicial e termine o artigo
comprovando essa mesma ideia.
Para concluir, escrever artigos
de opinião que tornem os leitores mais ricos em conhecimento (nunca comerciais
e promocionais) demonstra o expertise do autor (e por consequência da empresa
onde trabalha e pela qual assina o artigo) naquilo que são as suas valências,
repercutindo uma imagem de valor e credibilidade para o target, a conquista da
sua confiança e crescente interesse pela empresa. Por exemplo, se trabalha numa
empresa de Tecnologias de Informação focada em Business Intelligence, não
falará sobre a sua oferta e sobre a empresa em si, mas sim de melhores práticas,
factos interessantes e resposta às principais questões, dúvidas e preocupações
do target nesta área. Ao revelar o seu expertise está a demonstrar a capacidade
de implementar aquilo que expõe e defende.
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