quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A Leitura e seus componentes -

Na primeira parte, há várias citações de filmes muito bons, que falam também da importância da leitura. Alguém ajuda o blog pegando os links no youtube e posta nos comentarios? Por exemplo, o filme "O leitor", de Bernard Schlink; Outro, a vida de David Gilmour (2009); A vida, de Vilém Flussér (1999), e "Esperando por Kafka" (2002).

O que traz de bom o New London Group (1996), que não é mais abordado?

Ler este texto, traz alguns pontos importantes, que seria importante observar com mais detalhes, como:

1) Por que ler é um diálogo?

2) Por que ler não é buscar o que diz o autor?

3) Por que a leitura  de um mesmo texto não é a mesma em todo o lugar ou em todo o tempo?

4) A teoria da leitura pode ser dividida em 3 abordagens. Compare-as.

5) Ler é perguntar. No texto tem a fabula 2, que voce leu. Quais são as perguntas que voce faz ao ler esta fábula?


3 comentários:

  1. O Leitor

    A sociedade acredita que é guiada pela moralidade mas isto não é verdade. O premiado diretor de As Horas, Stephen Daldry, mostra novamente toda sua força nesta história de medos e segredos escondidos pelo tempo. Hanna (Kate Winslet) foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael (Ralph Finnes)não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre. Livro com sucesso mundial de vendas, O Leitor é a uma história que nos levará a questionar todas as nossas mais profundas verdades.

    Link de rede social de filmes
    http://filmow.com/o-leitor-t4/

    Link do filme completo dublado
    https://www.youtube.com/watch?v=zFd9vpsx5Po

    ResponderExcluir
  2. Uma pena o arquivo ser pouco legível, mas é muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Por que ler é um diálogo?

    A leitura de um livro é um diálogo constante com o leitor, porque são momentos vivenciados no decorrer do contexto, são encontros de emoções e sentimentos que levam a reflexão da história que está sendo traçada e caracteriza uma conversa entre o leitor com o autor vivenciando ao mesmo tempo.

    "Abrir o texto, fundar o sistema de leitura, não é, pois, apenas pedir e mostrar que é possível interpretá-lo livremente; [...] o jogo não deve ser aqui compreendido como uma distração, mas como um trabalho[...] ler é fazer trabalhar o nosso corpo ao apelo dos signos do texto, de todas as linguagens que o atravessam e que formam como que a profundidade cambiante das frases". Roland Barthes

    ResponderExcluir