quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A Importância do ato de ler*   Paulo Freire

Algumas perguntas sobre assuntos no texto, que abordam questões importantes que provavelmente vão ser abordadas em sala de aula:
1) Texto de Paulo Freire:
1.1) O que é o conceito de leitura do mundo de Paulo Freire?
1.2) O que é magicização da palavra?
1.3) O que Paulo Freire quiz dizer com a expressão: "uma leitura mais critica de uma leitura menos critica do mundo"?

9 comentários:

  1. A leitura de mundo é como se fosse um pré-requisito para compreender a leitura da palavra. Ao retomar sua infância, descrevendo cada detalhe, automaticamente sinalizamos nossa leitura de mundo e a partir disso, conseguimos assimilar o que cada ação representa. Quando Freire diz por exemplo: “Eu acostumava acompanhar do portão de minha casa, de longe, a figura magra do acendedor de lampiões de minha rua...” alguém que tenha alguma experiência do tipo logo exercitará as lembranças proporcionadas pela sua leitura de mundo. Já quem não teve uma vivência num contexto parecido, mas em uma conjuntura na qual não se usa mais lampiões, certamente se permite, pela sua leitura de mundo, pensar em como seria a época dos lampiões.

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  2. A magicização da palavra é o poder de se fazer uma obra rica e compreendido sem necessariamente escrever muito. Algumas obras são citadas no texto de tamanha riqueza ilustradas em poucas páginas. Mas, isso não nos exclui da responsabilidade de, como educadores, e ou bons educandos, exercitar a leitura das célebres obras. Freire deixa claro que é necessário ler os clássicos, adentrar no saber e criar uma disciplina intelectual e que pode ser ainda mais interessante uma leitura bem analisada. Esse exercício é importante para a prática da leitura crítica que vai além da leitura de mundo, e a leitura da palavra, consiste em dar um sentido real para todo esse movimento inserindo-o na realidade em forma de ação e transformação.

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  3. Para Freire leitura de mundo é vivenciar a palavra escrita. Esse processo começa na infância quando o tocar, sentir, cheirar tudo aquilo que cerca um ser implica na sua construção de leitura de mundo individual futura. A importância do ato de ler não está relacionada a ler muito e sim a compreender e apreender tudo que se lê, quando Freire fala em magicização corresponde ao que foi dito anteriormente, uma obra extensa nem sempre significa algo de extrema importância e digo nem sempre pois o autor deixa evidente que existem obras curtas maravilhosas, ainda sim ele evidência positivamente a leitura de grandes obras. Em relação a expressão: “uma leitura mais crítica de uma leitura menos crítica do mundo”, penso que Freire quis falar sobre uma leitura de mundo cultura e individual de cada grupo, deixando a leitura da palavra em segundo plano.

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  4. Paulo Freire relata que a palavra é um instrumento de poder e transformação, com a leitura do mundo - "palavramundo" - é possível, segundo o educador, entender os diversos discursos, é possível transformar-se. Foi com essas intenções que criou e aplicou o método de alfabetização em diversos países. Esse método de alfabetização para adultos propiciava ao aprendiz, além do domínio da leitura e da escrita num curto prazo, um exercício crítico próprio dos problemas sociais, políticos e econômicos que o cercam, através da percepção dos conteúdos culturais, das relações dialógicas.

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  5. Paulo Freire nos ensina que não basta LER que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social,quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. Se conseguimos desenvolver tais capacidades seremos reais leitores, autônomos e críticos. Observado o mundo em um todo.

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  6. interessante, para quem for refazer o conto ai está uma dica.

    https://youtu.be/Pja3DrXERc8

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    1. Consegui ver o vídeo com legenda. Vou seguir as dicas para ver se dar certo. Agora entendi o universo psicológico.

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